Header Ads

Torta Gelada de Banana

INGREDIENTES:
Bananas:
6 bananas nanicas maduras
1 xícara de (chá) (160 g) de açúcar
suco de 1 limão

Base:
1 colher de (sopa) (10 g) de chocolate em pó
1 pacote (200 g) de biscoito tipo maisena
1 colher de (café) de canela em pó
125 gramas de manteiga

Calda de chocolate:
2 colheres de (sopa) (20 g) de chocolate em pó
1 xícara de (chá) (200 ml) de leite
1 colher de (sopa) (15 g) de manteiga
2 colheres de (sopa) de açúcar

Creme aveludado:
200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
200 gramas de cobertura de chocolate branco picada
2 colheres de (sopa) de amido de milho
2 colheres de (sopa) de açúcar
2 xícaras de (chá) de leite
3 gemas



MODO DE PREPARO 

Base:
Processe os biscoitos com o chocolate em pó e a canela. Junte a manteiga derretida e misture com as pontas dos dedos até obter uma mistura homogênea. Abra essa massa em uma forma de fundo removível (30 cm de diâmetro). Em forno preaquecido por 10 minutos a 180ºC, asse a base por 10 minutos. Retire do forno e reserve na própria forma.

Creme aveludado:
Leve ao fogo médio 1 ½ xícara de (chá) de leite e o açúcar. Enquanto isso, misture bem as gemas com a maisena e acrescente o leite restante. Quando o leite levantar fervura, junte a mistura de maisena e mexa rapidamente com o auxílio de um batedor de arame para não empelotar. Deixe cozinhar por 1 minuto em fogo médio após levantar fervura. Retire do fogo, junte o chocolate picado e misture delicadamente para que derreta completamente. Depois de frio, junte o chantilly e misture delicadamente. Reserve.

Bananas:
Leve o açúcar ao fogo médio até formar um caramelo claro. Enquanto isso, fatie as bananas e junte o suco de limão para que não escureçam. Misture com o caramelo e reserve.

Calda:
Leve ao fogo médio o leite, o chocolate, o açúcar e a manteiga e deixe reduzir por cerca de 8 minutos. Deixe esfriar e use para decorar.

Montagem da torta:
Coloque metade do creme sobre a massa reservada. Espalhe as bananas e finalize com o creme restante por cima. Leve à geladeira até ficar firme, desenforme a torta e, no momento de servir, decore com a calda de chocolate.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.